Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Artilheiro da Copa de 94 pode vender troféu para pagar dívidas

O ex-jogador russo Oleg Salenko pode vender a xeques árabes o troféu que recebeu pela artilharia da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, com seis gols, para pagar dívidas.

"Recebi uma oferta dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Os xeques me ofereceram US$ 500 mil pelo troféu de artilheiro", declarou Salenko em entrevista publicada nesta quinta pelo diário digital ucraniano "Blik". "Tenho um pequeno negócio que sofreu abalos durante a crise. Estamos buscando crédito. É preciso fazer algo. Posso sobreviver sem a venda do troféu. A situação não é tão desesperadora, mas é difícil resistir à oferta dos árabes", disse.

Artilheiro da Copa de 1994 junto com o craque búlgaro Hristo Stoichkov, Salenko disse que "os magnatas árabes insistem que tratarão o troféu como uma relíquia e o colocarão em um museu para que todos possam vê-lo". Além disso, segundo o russo, os xeques "querem organizar nos EAU um torneio que se chamaria 'Chuteira de Ouro'".

Ex-jogador de times como Zenit, Dínamo de Kiev, Logroñés e Valencia, Salenko disse que gostaria que o troféu "ficasse na Ucrânia ou Rússia".

"Se alguém oferecer uma soma similar pelo troféu, rejeitarei a oferta dos árabes. Estou à espera de ofertas do espaço pós-soviético", disse.

Salenko, de 40 anos, entrou para a história do futebol como o único jogador a marcar cinco gols em um jogo de Copa do Mundo. O feito foi conquistado em 28 de junho de 1994 no estádio de Stanford, em Palo Alto, no jogo da primeira fase entre Rússia e Camarões. O placar final foi de 6 a 1 para os russos.

Apesar do desempenho impressionante de Salenko, os russos já estavam eliminados da Copa depois das derrotas para Brasil (2 a 0) e Suécia (3 a 1).

Salenko, que também fez o gol russo no jogo contra os suecos, nunca mais disputou uma Copa do Mundo e encerrou sua carreira em 2001.

Sem comentários: