A Confederação Africana (CAF) estuda mudanças na Copa Africana de Nações. Issa Hayatou, presidente da entidade, cogitou a hipótese de realizar o torneio em anos ímpares.
Hoje, o torneio continental é disputado a cada dois anos. A mudança não afetaria a competição em 2012, que será organizada em conjunto por Guiné Equatorial e Gabão. A edição seguinte seria em 2013, e não em 2014.
Em entrevista coletiva em Luanda (Angola), Hayatou comentou “não desejar que a Copa Africana seja disputada no mesmo ano da Copa do Mundo ou da Eurocopa”. O presidente da CAF afirmou, porém, que a CAN continuará com seus jogos disputados em janeiro.
Os clubes europeus fazem grande pressão por mudanças no sistema de disputa da Copa Africana, pois perdem diversos de seus principais jogadores durante a pausa dos campeonatos nacionais. Em 2010, a CAF antecipou em duas semanas o torneio disputado em Angola.
Segundo um porta-voz da CAF, em entrevista à agência de notícias Reuters, uma decisão sobre uma possível mudança só será tomada em fevereiro e apenas se a Líbia, sede da CAN-2014, aceitar antecipar a realização do torneio.
Sem comentários:
Enviar um comentário