Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

49 anos e uma pessoa diz que você não presta ?


Hoje, 02/10/2009, o maior estádio particular do Brasil, faz 49 anos. Vou contar nesse post um pouco da história desse estádio.

Nos primeiros anos da história do São Paulo Futebol Clube, o time utilizou como sede e campo, o Campo da Floresta, localizado junto a Ponte das Bandeira (Marginal Tietê hoje).

Depois, de utilizar o campo da Mooca e o Pacaembu, em 1944 o São Paulo Futebol Clube, comprou o Canindé.

Só que o São Paulo tinha um sonho de construir um estádio grande, para o seu futuro glorioso e em 1951, depois de tentar comprar o local que hoje é o Parque do Ibirapuera, o São Paulo adquiriu o local, antes desabitado, no Jardim Leonor.

No dia 15 de agosto de 1952, foi lançada a campanha Pró-Construção do Morumbi e foi abençoado os terrenos, iniciando a construção presidida pelo então presidente Cícero Pompeu de Toledo.

Parte da verba da venda do Canindé, para a Portuguesa, foi revertido em material de construção e pagamento dos operários.

Para a construção do Morumbi, foram utilizados os seguintes materiais: 370 pranchas de papel vegetal, cinco meses foram consumidos nas terraplanagens e escavações, com movimento de 340 mil metros cúbicos de terra, um córrego foi canalizado, o volume de concreto utilizado é equivalente a construção de 83 edíficos de dez andares, foram utilizados 280 mil sacos de cimento e 50 mil toneladas de ferro.

Mas, vamos a estréia.

A partida que inaugurou o estádio, aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo venceu o Sporting Lisboa, por 1x0. O árbitro da partida inaugural foi Oiten Aires de Abreu, o primeiro gol do Morumbi foi marcado por Peixinho, aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o então inacabado estádio do Morumbi.

A inauguração total ocorreu no dia 25 de janeiro de 1970, em uma partida entre São Paulo e Porto que terminou empatada em 1x1 com um público de 107.069 espectadores.

Mas vamos falar um pouco sobre o que já vivi e o que já aconteceu no Morumbi, desde meu nascimento em 02/09/1981.

Meu primeiro jogo no Morumbi, foi no dia 06/11/1988, num jogo entre São Paulo x Criciúma-SC pelo Campeonato Brasileiro de 1988, eu com 7 anos não lembro muita coisa, só lembro que falava como é longe né papai.

Mas, a minha primeira grande emoção no estádio só ocorreu 16 anos depois, no dia 26/02/2004. Eu que via pela TV, as 2 conquistas de Libertadores e Mundial e a perda da Libertadores de 1994 para o Vélez, prometi para Deus que quando o São Paulo voltasse para a Libertadores eu nunca faltaria em um jogo no Morumbi.

Dito e feito e na estréia na Libertadores de 2004, no Morumbi, no dia 26/02/2004 contra o Cobreloa-CHI, estava lá, com meu amigo-irmão Cristiano, companheiro de todos os 33 jogos depois daquele dia realizados no Morumbi.

Chorei como uma criança nesse dia, pois realizei o grande sonho da minha vida que era ver meu time na Libertadores novamente, o que foi êxtase aconteceu no dia 14/07/2005, na final da Libertadores contra o Atlético-PR. Realizava mais um sonho na minha vida, ser campeão da Libertadores e estar no estádio. Nunca chorei tanto na minha vida.

Bom, momentos tristes, tive inúmeros no estádio, mas não gosto de lembrá-los, mas o que eu quero dizer, é que o gigante que hoje completa 49 anos, está sendo criticado muito pelo Sr. Jerome Valcker, da Fifa.

Todo paulistano que se preza, já teve alguma alegria no Morumbi, seja ele são paulino, corintiano, santisa, palmeirense ou lusitano.

O corintiano, já foi campeão brasileiro em 1990 (primeiro título nacional do clube).

O palmeirense, já foi campeão brasileiro depois de uma fila imensa em 1994.

O santista já foi campeão brasileiro em 2002 (primeiro título brasileiro do clube).

O lusitano já foi a sua única final de Campeonato Brasileiro no Morumbi.

E chega o Sr. Jerome Valcker e critica qualquer projeto que seja feito pelo Morumbi. Sei que existem pressões da nossa grande amiga, CBF, para a construção de um novo estádio na capital paulista, mas a única coisa que peço nesse dia de festa para a cidade de São Paulo, é um pouco mais de respeito ao estádio que já deu alegrias a quase todas as torcidas do Brasil.

Meus sinceros parabéns ao Morumbi e muito obrigado por todos os momentos de alegria e de tristeza que já tive em suas arquibancadas, numeradas e gerais.

Tenho certeza que estarei em seus domínios na Copa de 2014, ou na Libertadores de 2014.

Escreva você, qual o momento mais marcante que o Morumbi trouxe para sua vida ? mesmo de outro estado !

Fontes:
http://www.encontramorumbi.com.br/morumbi/estadio-do-morumbi.shtml

4 comentários:

danstofaleti disse...

Bela matéria row!! E po...nos dois jogos da libertadores que citou, eu estava lá. Simplesmente inesquecivel! Como não lembrar o estádio cantando "Luis Fabiano", após o terceiro gol na estréia da Libertadores? Não tem como. A final contra o Atletico-PR, que foi algo para guardar no lugar mais especial do cerebro...Po..momentos épicos e recentes...esse é o nosso tricolor!!!! Abraços

Rosi disse...

André, querido
Desconhecia totalmente essa história. Muito esclarecedora, e o título está perfeito.
Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial..adivinha com quem? A nossa querida Helo. Passa lá.
Bjs

Saulo disse...

É um dos melhores estádios que já vi.

Michael Serra disse...

Row, podemos conversar por mail jan.sobieski(at)gmail.com (só trocar o (at) por @. Tambem tenho muita estatistica, bem, na verdade um acervo de jogos em excel completo, o que falta é tempo de configurar as estatisticas hehe.

abraços.