Número total de visualizações de páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Federação do Belize é suspensa pela FIFA

O Comitê de Emergência da FIFA decidiu hoje, 17 de junho de 2011, suspender a Federação Belizenha de Futebol (FFB) com efeito imediato em função de grave interferência governamental. Com a suspensão, fica adiada a partida de volta da fase preliminar das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014 marcada para o dia 19 de junho em Belize entre a seleção da casa e Montserrat. O primeiro jogo, disputado em Couva (Trinidad e Tobago) no dia 15 de junho, resultou no placar de 5 a 2 para Belize.

No dia 8 de junho, o governo de Belize, por meio do Ministério dos Esportes, informou à FFB que ela "não estava autorizada a representar o país em nenhuma competição local ou internacional, nem em nenhum outro fórum de futebol em nome do governo, povo e nação de Belize", visto que "não havia cumprido com os requisitos de registro com o Conselho, que é o órgão nacional da administração do futebol em Belize".

Dois dias depois, a FIFA escreveu à FFB para informar que a situação implicava um caso claro de interferência governamental e deu à FFB um prazo até 30 de junho para resolver o litígio — caso contrário, a suspensão da federação nacional seria recomendada ao Comitê de Emergência da FIFA devido à violação do Estatuto da FIFA. Contudo, o governo de Belize escreveu à FIFA no dia 16 de junho afirmando que a polícia belizenha "não pretende prestar nenhum serviço à federação com relação à segurança da equipe visitante e dos árbitros da partida" a ser jogada em 19 de junho.

Diante de tais circunstâncias, e devido à interferência do governo de Belize, a FIFA não pode assumir nenhuma responsabilidade pela ocorrência da partida. Portanto, o jogo foi adiado para uma data ainda a ser confirmada, mas não posterior a 10 de julho de 2011, desde que a situação com relação à FFB tenha sido normalizada e a suspensão tenha sido encerrada até essa data. Caso a partida não possa ocorrer até a data em questão, a seleção principal de Belize será excluída das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A suspensão permanecerá em vigor até que o governo de Belize modifique a sua decisão. Nenhuma providência tomada pelo governo contra autoridades da FFB será reconhecida pela FIFA.

Sem comentários: