Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Belize abre corrida rumo ao Brasil com vitória

O longo caminho rumo à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 começou com uma goleada de Belize sobre Montserrat por 5 a 2. A primeira das 832 partidas das eliminatórias, a serem jogadas nas seis confederações por todo o planeta, acabou sendo um festival de gols para o pequeno público de cerca de 150 pessoas presente no Estádio Ato Boldon, na cidade de Couva, em Trinidad e Tobago. O mando do jogo era de Montserrat, que, por não ter um estádio à altura da ocasião no seu próprio território, precisou receber os belizenhos no país caribenho. 

As duas seleções foram para o vestiário no intervalo com o placar marcando 1 a 1. Mas, no segundo tempo, Belize impôs uma vantagem quase impossível de ser revertida, fazendo mais quatro gols sobre a seleção do pequeno território britânico — três deles, do atacante Deon McCauley, que abriu o marcador aos 24 do primeiro e fechou a goleada aos 29 e aos 38 da etapa final. A partida de volta será disputada no próximo domingo, em Belmopan, capital belizenha. 

Apesar do resultado, foi Montserrat quem teve a primeira grande chance do jogo, quando Julian Wade obrigou o goleiro Shane Orio a fazer uma grande defesa logo aos seis minutos. Na sequência, porém, Belize foi se animando. Mesmo com o gramado encharcado, devido à tempestade que havia caído no início da tarde no centro da ilha de Trinidad, os belizenhos conseguiram três escanteios seguidos e acabaram abrindo o placar merecidamente. Na jogada do gol, McCauley dominou a bola após um cruzamento e bateu com precisão contra a meta de Micah Hilton para fazer 1 a 0. 

Mas os esforços dos "donos da casa" ainda seriam recompensados pouco antes do fim da etapa inicial. Jay Lee Hodgson empatou em um chute na pequena área, após receber um cruzamento pela esquerda de Luevon O'Garro, e deixou a promessa de um segundo tempo movimentado.

Jogo de uma só equipe

Mas os belizenhos não estavam dispostos a dar espaço aos adversários e tomaram a iniciativa desde o reinício do jogo, mesmo sob chuva pesada. Os centro-americanos voltaram a estar em vantagem aos cinco minutos da segunda etapa, quando Harrison Roches marcou depois da boa troca de passes entre Elroy Kuylen e McCauley.

A situação ficou ainda mais complicada para Montserrat quando, três minutos depois, um desentendimento entre o zagueiro Anthony Griffith e o goleiro Micah Hilton, que vinha saindo do gol, acabou deixando a meta livre para que Kuylen ampliasse com tranquilidade.

O quarto saiu aos 29, quando McCauley dominou no peito e chutou. O próprio McCauley fez o seu terceiro usando da esperteza para roubar uma bola do goleiro adversário na grande área e bater rasteiro para o gol, outra vez vazio, demonstrando o total controle que a seleção "visitante" tinha sobre a partida.

Montserrat descontou quando faltavam quatro minutos para o fim do encontro. Hodgson voltou a marcar — dessa vez de cabeça —, após um cruzamento da esquerda.

"Ficamos felizes com a vitória, principalmente por termos vindo até Trinidad e marcado cinco gols", disse o técnico de Belize, José de la Paz. "É algo que não costuma acontecer com a equipe visitante. Precisamos dar graças a Deus por termos conseguido jogar este primeiro jogo das eliminatórias para a Copa no Brasil."

"O primeiro tempo foi equilibrado, mas controlamos a partida na etapa final, fazendo quatro gols", analisou o treinador. "Mas não podemos relaxar antes da próxima partida, porque Montserrat pode mudar o seu estilo de jogo e nos surpreender. Já avisei os meus jogadores de que temos de manter a concentração e terminar o trabalho se quisermos passar de fase."

Por sua vez, McCauley não conseguia esconder a alergia com a própria atuação. "É uma sensação incrível fazer tantos gols em um jogo das eliminatórias da Copa", disse. "É a primeira vez que marco três com a camisa da seleção principal e não havia jogo melhor para isso do que o primeiro dessa corrida para o Brasil 2014. Na minha opinião, jogamos bem coletivamente e esse foi o segredo. Seria um grande feito se chegássemos à fase final das eliminatórias da CONCACAF."

Já o técnico de Montserrat, Kenny Dyer, estava compreensivelmente decepcionado com o placar, mas se manteve otimista para a partida de volta. "Trabalhamos duro na preparação para o jogo, mas tomamos um banho de água fria em um intervalo de apenas dez minutos no segundo tempo", lamentou. "Isso foi o que mais me decepcionou, porque fomos bem no primeiro tempo. No vestiário, achamos que tínhamos chances de sair desse jogo com algo, mas não foi assim. Agora, precisamos nos reerguer e nos preparar para a próxima partida. Ainda dá para sairmos com a cabeça erguida. Precisamos ir até Belize e voltar com um resultado positivo."

Sem comentários: