Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Líderes se enfrentam na quinta rodada - Eurocopa 2012

Do site Fifa.com


Doze países chegam invictos à quinta rodada das eliminatórias para a Euro 2012, que será disputada entre sexta-feira e sábado. Por outro lado, apenas quatro se mantêm com cem por cento de aproveitamento: Alemanha e Holanda têm quatro vitórias em quatro jogos, enquanto Espanha e a surpreendente Noruega somam três triunfos no mesmo número de compromissos.

A rodada será acompanhada com interesse especial nos Grupos C, E e I. Itália, Holanda e Espanha encaram Eslovênia, Áustria e República Tcheca no confronto entre líder e vice das respectivas chaves. O FIFA.com analisa os principais duelos dos próximos dias.

O jogo destacadoEspanha x República Tcheca, Grupo I, Estádio Nuevo Los Cármenes, Granada, 18h (horário de Brasília)
A seleção espanhola vem demonstrando uma certa irregularidade depois que ergueu a taça da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. Embora tenha passado com facilidade pelos rivais nas eliminatórias para a Euro, com vitórias sobre Liechtenstein (4 a 0), Lituânia (3 a 1) e Escócia (3 a 2), a Fúria sofreu duas derrotas contundentes em amistosos com Argentina e Portugal, amargando goleadas de 4 a 1 e 4 a 0 respectivamente. Agora, na partida contra o vice-líder do grupo, não poderá contar com a principal referência da sua defesa, já que Carles Puyol está lesionado. Além disso, Cesc Fàbregas e Pedro também não estarão à disposição do técnico Vicente del Bosque.

Apesar de considerar que os tropeços diante de argentinos e portugueses foram meros acidentes de percurso, o treinador pediu aos jogadores que estejam preparados e fortes mentalmente. "Teremos muitas dificuldades", antecipa Del Bosque. Por sua vez, a República Tcheca comandada por Michal Bilek já queimou uma carta importante ao perder em casa frente à Lituânia pelo placar mínimo. Para voltar da cidade de Granada com um resultado positivo, será preciso balançar as redes, naturalmente. O problema é que o ataque tcheco produziu apenas três gols em três jogos, dois deles contra a modesta equipe de Liechtenstein.

Os outros jogosGrupo AA Alemanha, salvo enorme surpresa, deve ficar ainda mais próxima da vaga após a visita ao Cazaquistão, que já sofreu dez gols sem ter feito nenhum. A Bélgica, em compensação, precisa voltar da Áustria necessariamente com os três pontos para conservar uma esperança mínima de classificação. Desta vez, nem mesmo um empate espetacular como o 4 a 4 da partida de ida bastará aos belgas.

Grupo BEsta certamente é a chave mais equilibrada do torneio classificatório, com quatro países separados por apenas dois pontos. A tarefa da Rússia do técnico Dick Advocaat se anuncia delicada na Armênia. O adversário vem de vitória por 3 a 1 sobre a Eslováquia, que por sua vez derrotou os russos por 1 a 0 em Moscou. Já a Irlanda recebe a Macedônia precisando se recuperar da derrota por 3 a 2 em casa frente à Rússia e do empate em 1 a 1 em solo eslovaco.

Grupo CA Itália, que acabou com uma vitória de 3 a 0 sobre a Sérvia em função dos incidentes que interromperam a partida em Gênova, em outubro, levará uma equipe rejuvenescida à Eslovênia, sobretudo no ataque. A seleção comandada por Matjaz Kek caiu em casa por 1 a 0 na estreia contra a Irlanda do Norte, que fará viagem complicada a Belgrado para enfrentar um selecionado sérvio desesperado pelos três pontos.

Grupo DDepois de um começo de campanha difícil, a França de Laurent Blanc mostrou força vencendo três jogos seguidos, além de um amistoso contra o Brasil. Na sexta-feira, os Bleus pretendem dar sequência à recuperação frente a Luxemburgo. O mesmo vale para a Bielorrússia, uma das grandes surpresas das eliminatórias. Vice-líder e único invicto da chave, o país enfrentará a terceira colocada Albânia fora de casa.

Grupo ESerá que a Hungria tem as armas necessárias para desestabilizar uma Holanda que vem desfalcada de Arjen Robben e do atacante Klaas-Jan Huntelaar, artilheiro das eliminatórias com oito gols? Os dois países medirão forças duas vezes no intervalo de quatro dias — uma oportunidade e tanto para que a promissora geração húngara surpreenda os vice-campeões do mundo.

Grupo FA Croácia assumiu a liderança da chave graças à vitória de 3 a 0 sobre Malta, no último dia 17 de novembro. Agora o país enfrenta a Geórgia de Temuri Ketsbaia, que também está invicta na terceira colocação. Já a Grécia encara Malta pronta para assumir a ponta da tabela, em caso de tropeço croata.

Grupo GApós o decepcionante empate sem gols em casa com Montenegro, que não entrará em campo na rodada, a Inglaterra vai ao País de Gales na expectativa de reassumir o primeiro lugar da chave. Já os galeses, que ainda não somaram pontos na competição, esperam mudar esse quadro com a chegada do novo técnico Gary Speed, mas sem o craque Gareth Bale.

Grupo HEnquanto Portugal folga na rodada, a Noruega terá a chance de se isolar na liderança após o sempre agitado dérbi escandinavo contra a Dinamarca — ainda mais que o técnico norueguês Egil Olsen não poderá contar com o goleiro Jon Knudsen e nem com o goleador John Carew.

Olho neleO goleiro da Juventus Gianluigi Buffon, que disputará a sua primeira partida pelas eliminatórias dez meses após o fracasso italiano na África do Sul 2010, será também o último campeão do mundo de 2006 dentro das quatro linhas. O tempo voa...

O número
44
— O total de gols marcados com a camisa da Espanha pelos dois maiores artilheiros do futebol ibérico, Raúl e David Villa. O jogador do Barcelona acumula 44 tentos em 71 jogos, contra 44 em 102 de Raúl. Na partida contra os tchecos, Villa terá a oportunidade de se tornar o líder absoluto dessa contagem.

O que eles disseram"Um ano de punição é suficiente. Ele compreendeu o seu erro e aprendeu a lição." Fabio Capello, técnico da Inglaterra, referindo-se ao retorno do zagueiro John Terry como capitão

Sem comentários: