Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Próximas Eurocopas

A contagem decrescente para dois grandes eventos a nível do futebol europeu de selecções – o sorteio da fase de qualificação para o UEFA EURO 2012 e a entrega de candidaturas à organização do UEFA EURO 2016 – foram os assuntos principais discutidos na reunião do Comité Executivo da UEFA, realizada esta quinta-feira, em La Valetta, Malta.
Antevisão do sorteio
O sorteio da fase de apuramento do próximo Campeonato da Europa terá lugar a 7 de Fevereiro, em Varsóvia, na Polónia, enquanto a apresentação das candidaturas pelos países interessados em organizar o Europeu que se segue, dentro de seis anos, deverão chegar à sede da UEFA, na Suíça, até 15 de Fevereiro. "Os preparativos para o UEFA EURO 2012 estão a correr bem", garantiu ao uefa.com o Secretário-Geral da UEFA, Gianni Infantino, no final da reunião. "Estamos no bom caminho e dentro dos prazos previstos. O sorteio marca o arranque do EURO que terá lugar na Europa Central e de Leste, e todos estamos convencidos de que será um Europeu fantástico, objectivo para o qual estamos a trabalhar".
Entrega de candidaturas
Decisões importantes aproximam-se também no que toca ao UEFA EURO 2016, cuja fase final contará pela primeira vez com 24 selecções, em vez das actuais 16. "Existem, actualmente, três candidaturas – Turquia, Itália e França", avançou Infantino. "A data determinante será 15 de Fevereiro, quando tem lugar a entrega dos dossiers de candidatura, em Nyon. Os três países candidatos irão entregar os respectivos dossiers à UEFA, que serão depois analisados pelos nossos especialistas do Comité das Competições de Selecções e, em seguida, entregues ao Comité Executivo, que tomará a decisão final sobre o organizador do UEFA Euro 2016 no final de Maio, em Genebra". O anúncio do país anfitrião está agendado para o dia 28 de Maio, em Genebra (pelas 12h00 de Portugal Continental).
Desenvolvimento de árbitrosA UEFA está igualmente a planear alguns passos importantes no que diz respeito à formação de jovens árbitros, como parte de um extenso programa global. "A UEFA tomou uma decisão muito importante no que toca ao desenvolvimento de jovens árbitros", referiu Infantino. "Trata-se de uma iniciativa vinda do próprio Presidente da UEFA e que visa maior envolvimento da UEFA dentro de campo em actividades futebolísticas. Temos bons campos de futebol mesmo ao lado da nossa sede, em Nyon. A partir do próximo ano, vamos lançar um programa destinado a jovens árbitros, onde convidamos três árbitros de cada uma das 53 federações a passarem duas semanas em Nyon, durante as quais serão acompanhados por instrutores profissionais e onde podem progredir de forma a assegurar que se tornam cada vez melhores".
Árbitros assistentes adicionaisEntretanto, a experiência com a introdução de árbitros assistentes adicionais, levada a cabo na fase de grupos da UEFA Europa League, vai prosseguir durante a Primavera. Para além do árbitro principal e dos dois árbitros assistentes tradicionais, colocados ao longo de cada uma das linhas laterais, dois árbitros assistentes adicionais colocam-se por detrás da linha final, com o objectivo de se centrarem em incidentes que ocorram dentro das grande áreas, como faltas e comportamentos incorrectos.
"Feedback" positivo
"O futuro no que diz respeito a esta experiência está nas mãos do International Football Association Board e, obviamente, também nas mãos da FIFA, que autorizou estes testes. Realizámo-los na primeira metade da UEFA Europa League e vamos continuar com eles até à final de Hamburgo, em Maio", acrescentou o Secretário-Geral. "As primeiras opiniões por parte dos envolvidos nos jogos – atletas e treinadores – têm sido bastante positivas. [O sistema de cinco árbitros] serve, sobretudo, como elemento dissuasivo e esperemos que [a experiência] dê frutos".
Dia "Raízes" do Futebol da UEFA
O Comité Executivo recebeu ainda uma actualização dos preparativos para a celebração do futebol de formação, a 19 de Maio, quarta-feira – "Dia 'Raízes' do Futebol da UEFA" –, três dias antes da realização da final da UEFA Champions League, em Madrid, Espanha, no Santiago Bernabéu. "Trata-se de uma mensagem muito importante: não são só as estrelas que importam, o futebol de base tem enorme importância", realçou Infantino. "E o futebol jovem será celebrado em toda a Europa com inúmeros eventos. As federações vão estar envolvidas nas comemorações, vamos contar com grandes estrelas do futebol como embaixadores, promover acções nas escolas e assegurar que o futebol de formação esteja no pensamento de todos os que gostam desta modalidade, desde as crianças até aos adultos".
Fonte: http://moysescristiano.blogspot.com/2010/02/europeus-em-discussao.html

Sem comentários: