Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Copa Africana de Nações continuará a ser realizada de 2 em 2 anos

Issa Hayatou, dirigente máximo da Confederação Africana de Futebol, é contra a competição ser jogada a cada quatro anos
Trivela.com
O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, afirmou que não gosta da ideia de jogar a Copa Africana de Nações a cada quatro anos, ao invés de a cada dois, como é hoje.

A competição é frequentemente criticada pelos clubes europeus por desfalcar as equipes no início do ano, meio da temporada europeia.

Em nota, Hayatou afirmou que a mudança de periodicidade está 'completamente descartada no momento'. Há, porém, a possibilidade de a competição ser colocada em anos ímpares será analisada. Atualmente, a competição é disputada em anos pares - anos que são disputadas a Copa do Mundo e a Eurocopa.

'A decisão ainda está pendente. Não há decisão no momento. A mudança requere uma grande reflexão em termos de viabilidade, especialmente em relação às eliminatórias para grandes competições', diz a nota assinada por Hayatou. No formato atual, as eliminatórias para a Copa do Mundo valem também para a CAN.

O presidente da CAF acredita que a CAN é uma forma de desenvolver infraestrutura dos países. 'Precisamnos de infraestrutura esportiva nos nossos países', afirmou o dirigente. 'Quatro estádios foram construídos em Gana, em 2008, e outros quatro em Angola neste ano. Isso não teria acontecido sem a CAN. A CAN é uma ferramenta de desenvolvimento não apenas na área de futebol'.

A próxima CAN será sediada no Gabão e em Guiné Equatorial, em 2012.

Sem comentários: