Os hospitais públicos da África do Sul estão completamente despreparados para receber uma multidão em caso de desastre na Copa do Mundo. Esta é a opinião de um médico do próprio país, que trabalha como conselheiro da Fifa e fez este alerta durante uma conferência de medicina na quarta-feira em Johanesburgo.
“O planejamento dos hospitais para possíveis desastres é um desastre”, declarou o doutor Efraim Kramer, diretor do departamento de emergência da Universidade de Witwatersrand e conselheiro da Fifa na área médica.
Segundo Kramer, os hospitais públicos não têm “absolutamente a mínima ideia” de como gerenciar uma tragédia, simplesmente porque nunca houve nenhum teste nem treinamento para emergências desse tipo.
Por outro lado, o médico lembrou que a situação dos hospitais privados é totalmente diferente, estão entre os melhores do mundo e têm planejamento para eventuais desastres. Mas o governo sul-africano tem divulgado que 70% da carga de serviço durante a Copa será direcionada ao atendimento público.
“A situação dos hospitais será a mesma que vemos hoje. Não tem como mudar toda a estrutura de saúde em quatro semanas”, lamentou Kramer. Um porta-voz do ministério da Saúde sul-africano procurado pela agência Reuters não comentou essas críticas. Mais de 350 mil estrangeiros são esperados no país a partir do dia 11 de junho.
1 comentário:
Olá, tenho um blog sobre o Chelsea e gostaria, se possivel, de fazer parceria com este blog. Ja inclusive adicionei como blog parceiro. Aguardo retorno.
http://chelseanewsbr.blogspot.com
Enviar um comentário